Surgiu uma grana extra, mas você não sabe como aproveitá-la da melhor forma? Que tal usá-la na quitação de consórcio?
Considerada uma das maneiras mais econômicas e seguras na hora de comprar um carro ou uma casa, o consórcio ainda levanta muitas dúvidas entre as pessoas.
Há quem perca a oportunidade de aderir à modalidade de crédito simplesmente por desconhecer suas principais características. Nesse sentido, um questionamento comum se refere à quitação de consórcio.
Além de saber como funciona um consórcio e conhecer todas as vantagens, há mais alguns detalhes que tornam a opção interessante para diferentes perfis de pessoas.
A seguir, explicaremos tudo o que é preciso saber sobre a quitação do consórcio.
Confira!
O que é a quitação de consórcio antecipada?
A quitação consiste na possibilidade de abater o débito antes do prazo previsto em contrato.
Enquanto pensa se opta por um consórcio ou financiamento, é necessário comparar os prós e contras de cada alternativa.
Fato é que, por oferecer um parcelamento destituído de juros, o consórcio incentiva o pagamento antecipado. Afinal, o total das parcelas sempre sai mais em conta, sobretudo quando colocado em um comparativo com a concessão de crédito convencional.
Vantagens da quitação de consórcio antecipada
Agora que você já sabe que quitar o consórcio antecipadamente é possível, deve se perguntar quais são as vantagens do processo. Veja a seguir!
Busca de outras conquistas
A partir de um bom planejamento financeiro, a diminuição do tempo necessário para quitar o consórcio se torna uma realidade. Conforme as projeções de renda sobre os próximos meses, é possível se preparar para a aquisição de novos bens.
Se a compra do carro foi a prioridade do momento, por exemplo, conquistar a casa própria pode ser o passo seguinte. Basta colocar todos os gastos no papel e verificar a viabilidade de finalizar o consórcio antes do período previsto inicialmente.
Exclusão da alienação do bem
Ao falarmos sobre consórcio, uma situação bem frequente é aquela na qual o consorciado é contemplado bem antes do fim da última parcela.
Naturalmente, todos os participantes precisam honrar os pagamentos restantes, a fim de que ninguém seja prejudicado diante do acesso ao crédito.
O que muita gente se esquece é que, ao longo do período da contemplação até a quitação do saldo devedor, o bem fica alienado.
Na prática, significa que, enquanto não houver cobertura de todo o valor devido, o carro ou o imóvel, ficarão dados como garantia de pagamento da dívida. Em outras palavras, a pessoa pode usufruir do bem, mas ele ainda não é, de fato, dela.
Por conta da ausência da transferência do título de propriedade para seu nome, o consorciado fica impedido de negociar o bem em uma transação comercial de venda, por exemplo. A fim de evitar esse tipo de transtorno, quitar os valores pendentes do consórcio antecipadamente é uma ótima solução.
Mais economia
Uma das grandes vantagens da prática em questão é o aumento da economia relacionada ao consórcio. Isso porque, ao pagar com antecedência, você fica menos sujeito aos reajustes, realizados pela administradora do grupo do qual faz parte.
Tais ajustes são pontuais e feitos com o intuito de assegurar o poder de compra do bem do referido grupo para todos os participantes.
Mesmo se decidir antecipar apenas algumas parcelas em vez de, efetivamente, quitar o consórcio, realizar pagamentos antes do previsto é uma ótima maneira de abater parte da sua dívida.
Liberação de uso do FGTS
Outra vantagem da quitação antecipada do consórcio reside na possibilidade de se usar o FGTS para concretizar a ação. No caso, a utilização dos recursos se restringe ao consórcio de imóveis. Contudo, é fundamental verificar todas as regras vigentes que regulamentam o procedimento.
A depender da quantidade acumulada e disponível no respectivo fundo, pode ser o que faltava para você quitar o consórcio de vez.
Observe que também há o benefício de desafogar o próprio orçamento. Assim, a quantia reservada para o cumprimento do consórcio recebe outra destinação.
Como funciona a quitação de consórcio?
A quitação do consórcio torna a modalidade de crédito ainda mais interessante. Resta saber, entretanto, quais os modos de se efetuar o procedimento, conforme abordamos a partir de agora.
Quitação direta
Caso selecione o método, você efetuará os pagamentos com base em uma ordem crescente de vencimentos, o que estabelece a grande diferença em relação à quitação inversa.
Quitação inversa
O modo leva essa nomenclatura porque o saldo devedor é abatido em ordem decrescente de vencimentos. Então, o objetivo é iniciar os pagamentos a partir da parcela a vencer com data mais distante e, assim, sucessivamente.
O método é excelente para quem deseja pagar duas parcelas por vez — a mais próxima de vencer somada a que estiver com a data mais longe. Dessa forma, o período para o término do consórcio pode cair pela metade — uma ótima redução de tempo.
Quitação diluída
Nesse caso, é preciso verificar o montante total a ser antecipado e diluí-lo ao longo das mensalidades que restam.
O ideal é fazer isso de forma equilibrada, para que não haja nenhum impacto no orçamento. Embora a diminuição do tempo exigido para conclusão do consórcio seja inferior à da quitação inversa, a diluição do saldo devedor é igualmente atrativa.
Quitação total
Essa modalidade é a mais direta, e representa a finalização das suas obrigações contratuais. Ou seja, a quitação total do consórcio encerra o pagamento de parcelas e dá fim à dívida. Nesse caso, basta aguardar a contemplação, ou então, se já aconteceu, você deixa de participar do consórcio.
Quando vale a pena antecipar as parcelas de um consórcio?
O melhor momento para antecipar as parcelas do seu consórcio é, sem dúvida, diante do recebimento de um dinheiro extra. Conforme a quantia disponível, vale a pena considerar até a quitação total dos valores em aberto.
Em certas circunstâncias, a grana extra pode ser regular, como no caso de uma promoção no trabalho. Nessas situações, fica mais confortável para anteceder vários pagamentos, inclusive o consórcio.
Como antecipar as parcelas do consórcio?
Para antecipar as parcelas do consórcio e quitar o saldo devedor, é necessário seguir etapas para assegurar o melhor aproveitamento do seu capital, nas condições previstas no contrato. São elas:
- analisar o contrato de consórcio;
- falar com a administradora do consórcio;
- solicitar o valor atualizado;
- solicitar opções de pagamento antecipado;
- escolher a modalidade preferida e fazer o pagamento;
- solicitar a atualização dos documentos do consórcio.
1. Análise de contrato
Antes de tomar qualquer decisão, a primeira medida deve ser a análise do contrato do consórcio, para verificar atentamente as condições e cláusulas relacionadas à antecipação de parcelas.
Conforme mencionado, a quitação tende a ser vantajosa, porém, o real valor da opção depende inteiramente do que foi acordado entre as partes.
Avalie as regras e os benefícios para a quitação de consórcio antecipada e, se necessário, fale com a administradora para tirar dúvidas, sem a necessidade de firmar compromisso.
2. Contato com a administradora
Por falar em conversar com a administração do consórcio, esse é o segundo passo geral para o processo de quitação antecipada. Neste momento, pode haver condições especiais, regras e procedimentos requeridos conforme cada tipo de contrato.
As instituições que gerenciam esses contratos podem definir regras próprias. Geralmente, todas estão descritas no documento assinado, mesmo assim, por segurança, é melhor confirmar que entendeu todos os pontos relevantes.
Em certos casos, a antecipação pode gerar taxas ou ativar cláusulas específicas a considerar antes de apontar o montante que planeja pagar de imediato.
3. Atualização de valores
Como muitos contratos de consórcio se estendem por vários meses, os valores previstos inicialmente estão sujeitos a atualização, seja pela incidência de juros, correção monetária ou outro motivo. Nesse caso, é necessário pedir à administradora para informar o valor atualizado para quitação do consórcio.
Essa medida é importantíssima para avaliar as opções disponíveis e aproveitar ao máximo as suas economias.
4. Análise de meios de pagamento
Junto da atualização dos valores, você pode perguntar quais são as opções de pagamento antecipado aceitas pela administradora. Além disso, questione se há vantagens ou descontos exclusivos para cada método.
Essa é mais uma forma de usar a quitação de consórcio para fazer o seu dinheiro render mais.
5. Realização do pagamento
Depois de todo o planejamento, é hora de pagar o valor atualizado do consórcio, e, de fato, fazer a quitação antecipada, conforme as informações apresentadas pela administradora.
6. Atualização de documentos
Assim que efetuar o pagamento, junte os comprovantes e entre novamente em contato com a administradora. Além de confirmar o recebimento dos valores, solicite a atualização dos documentos, a fim de reconhecer o abatimento parcial ou completo do saldo devedor.
Agora que já está melhor informado a respeito da quitação do consórcio, você só precisa fazer a escolha de um plano alinhado às suas necessidades.
Para aproveitar somente as vantagens do consórcio e não ter nenhuma dor de cabeça, é necessário selecionar uma administradora com larga experiência e credibilidade no mercado.
Quer uma dica? Entre em contato com um de nossos consultores e não perca a chance de realizar um dos melhores negócios da sua vida!